Como Integrar o Google Analytics ao CRM para Melhor Análise de Conteúdo

Sistemas de uso do website como o Google Analytics podem ser um apoio incrível para rastrear suas campanhas de marketing de conteúdo. Não é de admirar que muitos “marketers” de conteúdo queiram usá-lo para associar um usuário que interage com o seu website com um registo de CRM: Mas isto pode ser problemático, dado que os dados de uso de um website ficam somente na Google Analytics, enquanto os dados do usuário estão no seu CRM.

Dá para fazer integração entre os dois? às vezes – principalmente se os seus visitantes do website precisarem de fazer login primeiro. Deixe-nos explicar melhor…

O Valor das Integrações

Em primeiro lugar, é importante de saber porque é que quer integrar o seu CRM com o Google Analytics ou ferramenta de gestão de leads.

Simplificando: as métricas de envolvimento e de conversão do Google Analytics, como tempo no website, páginas por sessão, taxa de rejeição e atribuições podem ajudá-lo a segmentar a base de dados por canais, para ver que tipo de conteúdo mostra o público mais envolvido. Se utiliza URLs de rastrear (UTMs), pode até rastrear até uma parte específica do conteúdo que teve melhor desempenho.

Embora não seja um medida explícita de valor ao conteúdo, a taxa de rejeição pode ser comparada com a métrica de tempo na página para entender o valor de uma das partes do conteúdo. Uma página com ouma alta taxa de rejeição e baixo tempo de página demonstra um valor negativo, enquanto uma página com uma alta taxa de rejeição e tempo alto na página, pode significar que o conteúdo foi cativante e resolveu um problema de um usuário.

Ao integrar com Google Analytics com o seu CRM ou sua ferramenta de gestão de “leads”, pode combinar estes dados para ver como os diferentes segmentos alvo respondem ao seu conteúdo (saiba mais nos whitepapers de Everlytic sobre como lançar e analisar o conteúdo de campanhas). Com este conhecimento, pode adaptar o seu conteúdo para atingir a audiência que quer.

Fechar a Lacuna de Dados

Na maioria dos casos, integrar o seu Google Analytics com o seu CRM não é um processo simples. Mas existe uma maneira de dar a volta e envolve a habilidade do Google para gerar um “ID” único mas anónimo.

Este identificador aleatório (chamado ID do Cliente Google ou GCLID) é criado para um usuário para acompanhar e rastrear durante uma única sessão. O problema disto, é que no seu formato básico, este anonimato do ID significa que ainda não pode conectar aquele usuário a um cliente específico do seu CRM.

Felizmente, o Google Analytics permite que substitua o GCLID com uma chave exclusiva de usuário. E no seu sistema de CRM, os seus usuários também serão identificados com um ID de Usuário Único. Por isso, o truque é passar esta informação para o Google Analytics para que também ver os dados de interacção de usuários específicos.

Nota: o Google nunca vai permitir que transfira informações de identificação pessoal para o sistema deles; uma identificação anónima, por outro lado, é permitido.

Directrizes de Integração

Esta solução é ótima para serviços online, como por exemplo os websites de e-commerce, onde os usuários precisam de fazer login para o website para aceder. Assim que eles fazem isso, pode capturar os seus ID de usuário e transmiti-lo ao Google Analytics com o snippet personalizado do JavaScript, utilizando cookies ou o “DataLayer”.

O método mais fácil e eficaz de conseguir isto é utilizar o “Google Tag Manager”. O processo mais básico tem 4 passos:

  1. Instalar um tag de gestão como “Google Tag Manager” no seu website. Sem isto, não conseguir configurar e enviar o ID do Usuário ao Google Analytics.
  2. Activar relatórios de ID do Usuário no Google Analytics. Isto vai criar uma visão completamente nova no seu sistema dedicado aos dados que inclui o ID do Usuário. Isto exclui dados demográficos por que ele só pode ser rastreado até um único indivíduo, o que é contra muitas vezes contra as leis de privacidade.
  3. Capture o “UserID”. Este pode ser complicado. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:
  • Peça aos seus programadores que enviem o “UserID” para o DataLayer. É provavelmente a maneira mais estável. Assim que o “UID” estiver no Datalayer, pode criar uma variável no DataLayer no “Google Tag Manager” para obter “Google Analytics”. Certifique-se que usa o mesmo nome para a variável e o “UserID” no “Google Analytics”.
  • Faça o “UserID” em um cookie. Isso pode ser feito através do “DataLayer” ou pelo seu programador utilizando JavaScript personalizado. O bom de guardar o “UserID” como um cookie é que pode persistir a sessão mesmo depois de usuário fecha o website ( desde que não limpem os seus cookies). Deste modo, mesmo que o usuário não tenha acedido novamente ao seu website, mas está nele, pode ainda conectar essa sessão a esse usuário no seu CRM. Existe um óptimo artigo sobre isto, escrito por Simon Ahava.
  • Use a variável JavaScript sem ser um cookie. Deste modo, o “UID” é passado para o “Google Tag Manager” utilizando a variável personalizada do JavaScript, que pode ser enviado ao “Google Analytics”.
  • Raspe o “DOM”- Document Object Model (Modelo de Objeto do Documento). este método é arriscado ( anão é recomendado) de capturar um “UID” exige que ele seja exibido no website como, por exemplo, um elemento de texto. Em seguida “raspe” este conteúdo da página web e atribua uma variável no “Google Tag Manager”, que o depois o passa por “Google Analytics”. Por favor note: este processo é inadequado e propenso a erros.

4. Por fim, actualize as configurações do Google Analytics Variable em “Google Tag Manager” para poder acomodar o novo “UserID”. Para fazer isto, adicione um campo chamado userid com a variável da “UID” nas suas configurações de “Google Analytics” no “Tag Manager”.

Agora, cada vez que um usuário fazer login, uma identificação (ID) será gerada, capturada e enviada ao Google Analytics para que possa analisar. Para um guia com mais detalhes em como configurar isto, leia este artigo em Analytics Mania.

Para mais informação em como construir uma estratégia do marketing do conteúdo para o seu negócio, veja a série informativa de Everlytic em Como Maximizar Seu Conteúdo Digital para Aumentar Seu Negócio.

By | 2019-12-18T10:55:00+00:00 Dec 18th, 2019|