5 Dicas de Estratégias de Conteúdo para Começar o Ano 2020

O novo ano está mesmo no começo e temos que lhe perguntar: Seu conteúdo de marketing já está pronto para este ano promissor? Se ainda não começou, ou se quer ter mais algumas informações, aqui estão 5 dicas para montar sua estratégia logo no início do ano.

  1. Alinhar as Estratégias com Seus Objetivos

Pense com cuidado sobre qual é o seu objetivo maior para o ano e crie conteúdo que vá de encontro com ele. Criar conteúdo só por criar não traz valor nenhum real a longo prazo. Suas estratégias devem se alinhar com um propósito maior.

O segundo whitepaper da nossa série de 5, em como compilar uma estratégia de conteúdo explica a maneira mais fácil de definir os seus objetivos de marketing de conteúdo como também definir metas, observando onde a sua empresa está a ter problemas, tais como:

  • Brand Awareness (Reconhecimento da Marca no Mercado): experimente conteúdo como artigos escritos por convidados, vídeos, podcasts e e-books;
  • Envolvimento do Público: acompanhe conversões, profundidade de interesse, comentários sociais e “backlinks”;
  • Trânsito do Website: otimize novamente conteúdo que já tem com novas palavras chaves de SEO relevantes;
  • Geração de “Leads”: direccione tomadores de decisão a conteúdos exclusivos para que os chame para tomar uma ação;
  • ROI de Marketing: tente utilizar conteúdo de marketing no processo de vendas ou no início de novos fluxos de receitas;
  • Retenção de Clientes: tente gerar confiança, levando os seus clientes numa jornada de conteúdo consistentemente relevante e implemente um programa de fidelização baseado na experiência.

2. Faça Revisão do Seu Conteúdo Prévio

Se cria muito conteúdo de marketing durante o ano, examine seu material existente antes de criar novos itens. Se alguns dos conteúdos ainda são relevantes e adequados às necessidades do consumidor, eles podem ser actualizados, dar uma cara nova (design,imagens, etc.) e serem reutilizados.

No ano passado, publicámos ótimas dicas de marketing para as festividades que ainda são relevantes ainda hoje. Veja aqui.

3. Pense e Planeie com Antecedência

Se existe um tema importante que toda a estratégia de conteúdo deve de ter, é planeamento. Faça uma pesquisa no Google para ver todos os feriados comuns nacionais e internacionais que são comemorados pelos seus clientes e prepare-os com antecedência.

Pesquise também algumas tendências de compras em massas durante estas épocas festivas. Pesquise artigos como: as pessoas fazem mais compras online ou preferem entrar em lojas físicas? Com que proximidade da data do feriado devermos de lançar uma campanha? O que está na moda? Quanto mais estiver preparado para estas alturas, melhor serão os resultados das suas campanhas festivas.

4. Utilize Palavra-chaves Relevantes

SEO é sempre um grande fator em marketing digital. Por isso fique de olhos bem abertos no tipo de palavras que as pessoas actualmente estão a utilizar nas suas plataformas de redes sociais ou a utilização de datas específicas no seu artigo, como por exemplo, Estratégia de Conteúdo 2019 para Black Friday. Isto melhorará sua relevância no mercado actual e provavelmente se alinhará ao tipo de coisas que as pessoas estão a pesquisar online.

Outro modo de aumentar o seu SEO é implementar snippets em destaque no seu conteúdo. Estes “bits” de conteúdo que são listados podem ser puxados para resultados de pesquisa e geralmente são destacados nas classificações de pesquisa. Os tipos de conteúdo que devem de ser incluídos nestes snippets incluem tópicos que respondem a perguntas como:

  • O que é….
  • Como é que…
  • Como…
  • Como fazer…

5. Integre as Suas Campanhas

Veja como pode interligar tópicos semelhantes durante todo o ano, para que possa começar uma conversa em vez de apenas fazer declarações dispersas. Isso vai lhe garantir que a sua mensagem é consistente e que o seu público se lembre com regularidade sobre o que fazer depois de ver a sua publicação.

Tenha sempre em mente que as épocas festivas podem ser momentos valiosos para chamar a atenção à sua marca e maximizar as suas vendas. Aproveite ao máximo o tempo que está a montar a sua estratégia de conteúdo, para que esteja seguro que está a dar aos seus clientes o seu melhor.

Para mais informação sobre como criar uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, clique aqui. Mais informações sobre este whitepaper também estão a ser publicados no nosso blog, por isso esteja atento a este espaço 🙂

By | 2020-01-08T10:17:06+00:00 Jan 8th, 2020|